Como se preparar psicologicamente para provas

Como se preparar psicologicamente para provas de concursos e vestibulares

A grande maioria das pessoas que está esperando o dia da tão esperada prova de algum concurso ou vestibular sabe como é terrível a sensação de espera, nesses momentos você se sente ansioso e as horas parecem que não passam. Como se preparar psicologicamente para prova? Eis o desafio de muitos estudantes!

Como se Preparar para provas

Como se Preparar para provas

Conforme a data se aproxima você começa a se questionar se está preparado, se vai se sair bem no exame, afinal você estudou por meses para tirar uma boa nota, então a insegurança toma conta dos seus sentimentos e você começa a pegar todos os livros que você encontra para estudar.

Esse artigo foi desenvolvido com intuito de ajudar você a controlar seus sentimentos, sua ansiedade, a manter o autocontrole e o foco, pois para você se sair bem em qualquer exame você precisa estar preparado psicologicamente para a prova, então leia atentamente essas dicas.

Não se sobrecarregue antes da prova

É muito importante estudar para passar no sonhado concurso ou realizar o sonho de entrar em uma faculdade através da prova do vestibular, mas saiba que se você se sobrecarregar de livros, leituras e passar dia e noite estudando, sua mente ficará sobrecarregada e não conseguirá processar as toneladas de informações que está sendo estudado em pouco tempo, então além de você não conseguir assimilar o conteúdo você ficará estressado e ansioso e isso não será nada bom no dia da prova.

Faça atividades físicas ao ar livre antes de prestar um concurso ou vestibular

Nos dias que antecedem a data do exame, tire alguns momentos do seu dia para fazer alguma atividade física ao ar livre, fazendo isso você estará tirando a tensão que a chegada do período de provas causa no candidato Se você não pratica nenhum esporte uma simples caminhada ou uma volta na praia já vai deixar seu corpo e mente relaxados para executar a prova. Muitas pessoas acabam sendo eliminadas do vestibular por não estarem preparadas psicologicamente para as provas, então cuide-se e tire um tempo para relaxar dos estudos.

Pratique meditação nos dias que antecedem a data da prova

Para você obter um bom resultado na prova sua mente deve estar “saudável”, ela deve estar limpa de pensamentos negativos e sentimentos que possam enfraquecer o seu desempenho no dia da prova. A meditação é a forma perfeita de tirar da cabeça os nossos anseios, então medite por pelo menos uns vinte minutos durante o dia, só pense em coisas positivas e benéficas, dessa maneira você estará preparando o seu psicológico para realizar a prova.

Saia de casa para se divertir antes da prova

Com a data da prova chegando você deve estar muito ansioso para que chegue logo o dia. Para dominar a ansiedade você pode sair de casa uns dias antes da prova. Vá a uma pizzaria com amigos, ao cinema ou ao parque, tente deixar de lado que você vai realizar uma prova, fazendo isso você vai se sentir menos tenso e com maior disposição.

Crie um plano de estudos

Crie um plano de estudos e monte um cronograma com tudo o que você precisa estudar, dessa maneira você poderá se organizar melhor e obter um melhor desempenho no dia prova. Se você estudar sem um objetivo, sua mente ficará cansada e você vai acabar se frustrando, isso pode abalar seu preparo psicológico para a prova. O ideal é que você crie um cronograma para que você estude até os três últimos dias que antecedem a prova, deixe dois dias para uma revisão rápida e um dia para você descansar.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O E-BOOK: COMO MONTAR UM PLANO DE ESTUDOS

Alimente-se bem antes e no dia da prova

Por incrível que pareça sua alimentação pode interferir no seu preparo psicológico para a prova. Alimentos pesados como lanches, pizza, churrascos, etc, deixarão você cansado e sonolento, então enquanto estiver estudando, e principalmente no dia da prova, dê preferência para alimentos leves. Além disso evite ingerir muito alimento de uma vez só, opte por comer aos poucos durante várias vezes ao dia, isso manterá você saudável e ativo.

Organize-se para o dia da prova

No dia da prova faça um roteiro do seu dia para que você consiga fazer tudo oque precisar sem fazer correria. Confira o local da prova, se não souber a localização exata pesquise na internet o endereço para poder chegar com facilidade e sem dor de cabeça. Verifique se as canetas que você esta levando para a prova são de boa qualidade e se estão funcionando corretamente. Tudo o que você não quer é chegar lá e a caneta não funcionar. Não deixe nada para a última hora, tudo o que você precisar fazer faça antes, se você deixar tarefas para fazer em cima da hora sua mente ficará cansada e estressada e isso pode afetar seu desempenho na realização da prova, e você não quer chegar lá e sua mente lhe pregar peças não é mesmo?

Na realização da prova

Quando você for realizar a prova mantenha-se calmo, se você se sentir ansioso peça para ir ao banheiro e quando estiver sozinho lembre-se de todo o tempo que você gastou estudando e se preparando psicologicamente para essa prova, lave o rosto e volte renovado para a sala do exame.

Uma coisa que é normal e que pode acontecer, com certeza é o terror de todos os candidatos na hora de uma prova é o famoso “deu branco”, se isso acontecer você deve manter-se calmo, não se desespere que pode ser pior, primeiramente respire bem fundo algumas vezes, limpe sua mente, a partir dai comece a ler devagar e com calma.

Não crie ilusão

Quando você pretende realizar uma prova para um concurso público ou vestibular, é natural você criar expectativas, sonhar e achar que você com certeza vai passar na prova, nesse momento você se sente tão preparado psicologicamente para a prova, que parece que você até já realizou o exame, mas cuidado com o excesso de confiança. Você precisa saber que é possível que você não aprove no exame, e deve estar preparado psicologicamente para isso também, mesmo que você não consiga passar nesse concurso a vida continua, não deixe sua auto estima baixar, pois novos concursos virão e você não deve perder sua esperança.

LINK RECOMENDADO: Clique abaixo e conheça o site Fui Aprovado. Assista uma aula e aprenda com o maior recordista brasileiro de aprovação em concursos federais Como Ser Aprovado em 1 Ano

LEIA TAMBÉM:

 

Como se preparar psicologicamente para provas
5 (100%) 2 votes

Inscreva-se e Receba em Seu E-mail Todas as Novidades e Atualizações Sobre Oportunidades na Internet!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *